Embora Caruaru seja conhecida por ser a “Capital do Forró” e pela sua famosa festa junina, é possível também vivenciar o intercâmbio cultural entre as manifestações carnavalescas de Pernambuco na cidade. O Pré-Carnaval Caruaru Cultural, que acontece sempre no fim de semana anterior ao sábado de Carnaval, conta com orquestras de frevo, maracatus, papangus, bois e desfiles de bonecos gigantes.

A programação geralmente tem início na noite da sexta-feira com apresentações musicais no Polo Cultural da Estação Ferroviária. No sábado, durante o dia, ocorrem desfiles de vários blocos carnavalescos em diferentes bairros com destaque para o tradicional Bloco Sucata no centro da cidade. À noite, tem início a programação musical do palco Rec Beat Caruaru, uma edição na cidade do tradicional festival multicultural do carnaval recifense. A programação encerra no domingo à tarde com atrações artísticas e recreativas voltadas ao público infantil.

Durante a Semana Santa, o evento Caruaru Por Paixão promove uma programação diversificada com destaque para celebrações religiosas, exposições de arte popular, mostras de cinema, encenações teatrais e shows musicais. As atividades do evento são distribuídas pelos 4 lugares símbolos de Caruaru: a Feira de Caruaru, o Alto do Moura, o Monte Bom Jesus e a Estação Ferroviária. O destaque do evento fica por conta dos shows musicais realizados à noite no Polo Cultural da Estação Ferroviária com a presença de artistas locais, regionais e nacionais, divididos em noites temáticas que privilegiam o forró, a MPB, o blues e o jazz.

O Festival Comida de Feira é um evento gastronômico que acontece no período da Semana Santa com a proposta de valorizar a culinária local e a autêntica comida de feira. Os restaurantes da cidade são convidados a elaborar pratos especiais baseados em insumos comercializados na Feira de Caruaru. Já os restaurantes populares do Polo Gastronômico da Feira recebem um chef de renome nacional para criarem juntos uma receita exclusiva para o festival. A programação conta ainda com palestra e aula-show de um chef cinco estrelas.

Caruaru se transforma na “Capital do Forró” durante os 30 dias do mês de Junho. O Maior e Melhor São João do Mundo é um evento de grande porte e de repercussão nacional organizado desde 1984 pela Fundação de Cultura de Caruaru. Cerca de 500 artistas (locais e nacionais) se apresentam a cada edição em diversos polos juninos descentralizados: o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, o Polo Cultural da Estação Ferroviária, o Alto do Moura e o Caminhão-Palco (polo itinerante pela zona rural do município).

O São João de Caruaru é o maior atrativo turístico do município, resultando num fluxo superior a 2 milhões de pessoas, gerando emprego e renda ao injetar cerca de R$ 165 milhões na economia local, movimentando não somente a cadeia produtiva do turismo como também colocando Caruaru no radar da mídia nacional.

O Caruaru MotoFest é organizado pela Prefeitura de Caruaru em parceria com o Movimento Motociclístico da cidade. O evento acontece no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga sempre no mês de setembro de cada ano. A programação conta com passeios motociclísticos pelos atrativos turísticos, refeições em restaurantes de culinária regional e shows musicais contemplando os artistas de forró e também as bandas de rock n’roll. O evento atrai motociclistas de várias regiões do país, sendo um dos maiores do Nordeste.

O Caruaru Terra Natal abrange a programação cultural do ciclo natalino e do Réveillon na cidade. As principais atrações do evento são: o Encontro de Corais, o Musical de Natal e a Caravana da Cultura, que leva espetáculos teatrais e musicais para lugares como o Monte Bom Jesus, o Alto do Moura e a Praça do Rosário, no centro da cidade. O Réveillon é comemorado no Marco Zero de Caruaru com shows de artistas locais e regionais, que alegram a população e os visitantes neste período do ano.

Rodada de Negócios da Moda Pernambucana

A Rodada de Negócios da Moda Pernambucana (RNMP), realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e correalizada pelo Sebrae, é um evento comercial do Polo de Confecções do Agreste. A organização do evento traz os melhores varejistas do país que, além de visitar Caruaru, fazem grandes negócios e encontram o que há de mais atual na moda masculina, feminina, infantil, jeanswear, bebê, íntima, streetwear, praia, fitness, calçados e acessórios em duas edições por ano. A cada edição, é movimentado o montante de R$ 7 milhões em negócios, contando com a participação de aproximadamente 40 expositores.

Feira Nacional do Livro do Agreste

A Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste) é a maior feira literária do interior de Pernambuco com exposição de estandes de 50 editoras e distribuidoras de livros, ocupando 5.000 m² no Espaço Cultural Tancredo Neves. A programação da Fenagreste é gratuita e conta com mais de 60 atrações culturais, entre lançamentos literários, debates, palestras, apresentações musicais e teatrais, oficinas de escrita criativa, rádio e produção audiovisual mobile. A feira é uma realização da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) com apoio da Prefeitura de Caruaru e da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros).

Salão Imobiliário de Caruaru

A Câmara Setorial dos Corretores de Imóveis da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC) promove as edições do Salão Imobiliário no Espaço Cultural Tancredo Neves. O evento, que conta com o apoio da Caixa Econômica Federal, tem como objetivo impulsionar o setor imobiliário caruaruense. Vinte e cinco imobiliárias e construtoras expõem em um só lugar as melhores ofertas e as condições especiais de pagamento para quem tem o sonho de comprar a casa própria.