Características

Caruaru está a 130 km de Recife, capital de Pernambuco, e localizada no Agreste Central do estado e na região do Planalto da Borborema, com altitude média de 554 metros acima do nível do mar. Seu ponto urbano culminante é o Monte Bom Jesus, com 630 metros de altitude, também um dos principais locais turísticos.

   Com uma área territorial de 923 km², Caruaru tem como municípios limítrofes ao norte: Toritama, Taquaritinga do Norte, Vertentes e Frei Miguelinho; ao sul: Altinho e Agrestina; a leste: Bezerros e Riacho das Almas; e a oeste: São Caetano e Brejo da Madre de Deus.

   O clima semiárido do município apresenta uma temperatura que, em geral, varia entre 17 °C e 32 °C. Ao norte do território, encontra-se a zona de domínio da caatinga xerófila, territorialmente maior e mais seca, e, ao sul do território, existem os brejos, onde as chuvas são mais frequentes, a vegetação mais exuberante e por onde passa o Rio Ipojuca.

   Os meses de maior incidência de chuvas são junho e julho. Ao longo do ano, a pluviosidade é pouca com uma média anual de 540 mm.

   Caruaru abriga cerca de 365 mil habitantes e tem como principal atividade econômica o Comércio e Serviços, seguido da Indústria, com destaque para o setor de confecções. Caruaru representa a 1ª economia das cidades do interior de Pernambuco e a 6ª maior economia do estado.

   No Mapa do Turismo Brasileiro, é possível encontrar Caruaru na Região Turística de Serras e Artes de Pernambuco.