Dados Socioeconômicos e Geográficos

Perfil Municipal

Ano de criação do município: 1848
Ano de instalação: 1849
Data cívica: 18/05
Altitude da sede (m): 554
Distância à capital (km): 130,1
Distritos: Caruaru, Carapotós, Gonçalves Ferreira e Lajedo do Cedro
Prefeita: RAQUEL TEIXEIRA LYRA LUCENA

Dados geográficos

ÁREA: 932 km2

O município está dividido em quatro distritos jurídico-administrativos. São eles: Caruaru (Sede), Carapotós (2º), Gonçalves Ferreira (3º) e Lajedo do Cedro (4º).

Localização: mesorregião Agreste de Pernambuco e microrregião do Vale do Ipojuca.

Coordenadas geográficas: Latitude 08º 17' 00'' S e Longitude 35º 58' 34'' W.

Acesso mais utilizado: Rodoviário, através da BR 232 – Rodovia Luiz Gonzaga (Leste-Oeste); da BR 104 (Norte-Sul); da PE 095 que liga o município a Riacho das Almas, Cumarú, Passira e  Limoeiro e da PE 145 - Rodovia Wilson Campos, que o interligam a Brejo da Madre de Deus e Jataúba.

Mapa Estadual - Macrolocalização. Fonte: Condepe-Fidem.

Limites: Norte com as cidades de Toritama, Taquaritinga do Norte, Vertentes e Frei Miguelinho; Sul com Altinho e Agrestina; Leste com Bezerros e Riacho das Almas e a Oeste com São Caetano e Brejo da Madre de Deus.

Clima: tropical do tipo semi-árido com pouca pluviosidade ao longo do ano, sendo junho e  julho os meses mais chuvosos e outubro o mês mais seco. As temperaturas médias variam entre 21.7 °C a 24°C. Janeiro é o mês mais quente (23.3 °C) e julho, o mais frio (19.5 °C)(Fonte: pt.climate-data.org).

Vegetação predominante: caatinga, sobretudo na parte norte do território onde prevalecem os mandacarus (cereus jamacaru), facheiros (pilosocereus pachycladus), baraúnas (schinopsis brasiliensis), mulungus (erithryna velutina), aroeiras (myracrodruon urundeuva), pereiros (aspidosperma pyrifolium), dentre outras. Na parte sul do município encontram-se remanescentes de mata atlântica em brejos de altitude, dos quais a Serra dos Cavalos é o melhor exemplo.

 Hidrografia: inserida nos domínios das bacias dos rios Capibaribe, ao norte e Ipojuca, no centro-sul, sendo este último o mais importante que entrecorta o município. Conta também com uma pequena influência da Bacia Hidrográfica do Rio Una. O Rio Capibaribe faz a divisa do município de Caruaru com Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes e Frei Miguelinho.

Dados socioeconômicos

Principais atividades econômicas: Comércio, Prestação de Serviços, Indústria, Educação, com destaque para o comércio de confecções e de artesanato.

Produto Interno Bruto - PIB: R$  6.239.417. Caruaru apresenta a 5ª maior economia do estado e a 1ª posição fora da Região Metropolitana do Recife (CONDEPE/FIDEM, 2014).

Renda per capita (Rendimento nominal médio mensal de pessoas acima dos 10 anos de idade): R$ 549,75. Valor acima do percebido no estado de Pernambuco e na região Agreste (IBGE, 2010).

População: 351.686 habitantes (IBGE 2016).