Semana Santa

Caruaru é a cidade que oferece a melhor e mais próxima infra-estrutura turística para um dos maiores eventos religiosos e culturais do país, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, sendo destino certo para turistas do Brasil e do mundo durante a Semana Santa. Sob o tema Caruaru por Paixão, a cidade realiza uma ação descentralizada e mais atrativa, com ações que incluem circuito gastronômico, exposição de arte popular sacra, apresentações artísticas, cortejos, teatro, mercado criativo e intervenções urbanas.  Além dos polos, no Museu do Barro, um dos mais visitados do estado, tem exposição com  “As Tradições Religiosas do Alto do Moura”, durante todo o período da Semana Santa e nos ateliês do Alto do Moura, exibindo obras sacras criadas pelos próprios artesãos, em celebração à Paixão de Cristo.  

Cortejos Banda de Pífano

Polo Silvino de Macedo / Rua da Má Fama

Alto do Moura

 

 

 

Há mais de 60 anos, a Feira de Caruaru serviu de inspiração para música e, através dela, todo o mundo ficou sabendo que, de tudo o que há no mundo, nela tem pra vender. A partir de 2017, chefs renomados iniciaram o Festival Comida de Feira, que consistiu em oferecer um roteiro gastronômico junto a vários restaurantes da cidade, onde cada estabelecimento participante oferece um prato criado especialmente para o projeto inspirado no tema da Feira.
 
Os chefs de cozinha visitaram a feira e conheceram de perto o que é produzido e vendido no local e que virou material de inspiração para os pratos que são oferecidos durante o festival. As criações dos chefs representaram a feira e toda a variedade e diversidade cultural que o espaço representa.  O Festival Comida de Feira trouxe à cidade chefs renomados, incluindo palestra sobre gastronomia e empreendedorismo.
 
O Festival realiza aulas de culinária no Espaço Popular Presidente Lucílio Souza, na Feira de Artesanato, onde os chefs repassam ao público presente as receitas dos pratos do próprio evento, com a colaboração dos alunos do curso de Gastronomia da FAVIP/Devry. O festival busca apresentar a riqueza de Caruaru e seu potencial gastronômico aos turistas e moradores. O Festival Comida de Feira faz parte do projeto Caruaru por Paixão - Semana Santa.